domingo, 24 de julho de 2011

VII FESTMAR - FESTA DO TEATRO POPULAR FEZ O BRASIL SE ENCONTRAR EM ARACATI

                 De 20 a 23 de julho, Aracati, histórica cidade do litoral leste cearense se transformou na capital nacional das artes populares. Cerca de 250 Atores e atrizes de sete estados brasileiros e de 12 cidades do Ceará, lotaram quatro hotéis da cidade e fizeram das ruas, praças e munumentos históricos desta cidade os palcos de uma grandiosa festa da cultura popular.
                 O Grupo Teatral Frente Jovem de Aracati, anfitrião e organizador do evento, parabeniza todos os grupos que participaram pelo extraordinário desempenho que todos mostraram em suas apresentações. De outros estados parabenizamos As Lucianas do Rio de Janeiro, Adriana Calumby de Maceió nas Alagoas, A Arte Viva de Santa Cruz no Rio Grande do Norte, o Galpão das Artes de Limoeiro em Pernambuco, A Viravolta de Cuité na Paraíba e o Além da Lona de Cristian Matias de Campinas em São Paulo.
                Parabenizamos da mesma forma nossos queridos conterrâneos do Ceará, como a Cia Sísifo de Fortaleza, a Arte da Ribeira de Icó, o Coletivo Camaradas do Crato, o Lamberage de Quixeramobim, o Ribuliço Ecoart e os Caras da Arte de Crateús, o grupo de Dramas de Beberibe, o Pantim de Boa Viagem, o Trancos e Barrancos de Guaiúba, a Nação Tremembé de Aracatiaçu em Sobral, Os clãs dos Inhauns de Tauá, o Gênesis , o Fasonhos e o Frente Jovem de Aracati.
                Momento marcante do festival aconteceu no sábado, 23, pela manhã, quando os grupos estavam se apresentando na Praça do Marista e um evento do arroz urbano tentou interromper os espetáculos ligando um som nas proximidades. Foi que aí os artistas de rua mostraram a sua força: um protesto pacífico e incisivo se realizou rapidamente, discursos e palavras de ordens foram proferidas, a população se juntou aos artistas e a praça foi tomada por uma grande manifestação espontânea em favor do teatro popular. Não deu outra, em menos de dez minutos, o arroz urbano foi derrotado e o festival continuou. Uma demonstração de união e força dos artistas populares que ficará na história de nosso festival
              Em breve matéria completa sobre o VII FESTMAR, inclusive com ampla documentação fotográfica. Abraços a todos e já fica o Convite para o VIII FESTMAR no próximo ano.

                      Professor Tinoco Luna