domingo, 12 de julho de 2015

DIVULGAÇÃO DOS GRUPOS/CIA's SELECIONAD@S PARA O XI FESTMAR 2015


A COORDENAÇÃO DO XI FESTMAR – FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE RUA DO ARACATI, VEM ATRAVÉS DESTE, DIVULGAR A RELAÇÃO DOS GRUPOS/CIA’s TEATRAIS QUE FARÃO PARTE DA PROGRAMAÇÃO DO XI FESTMAR, QUE ACONTECERÁ EM ARACATI-CE NO PERÍODO DE 12 A 15 DE AGOSTO DE 2015.

CIRCO MANO A MANO – ROSÁRIO – SANTA FÉ - ARGENTINA – AR
ESPETÁCULO: MIAS LOCO DO QUE NUNCA, MAIS LOUCO DO QUE NUNCA!



É a história de Quatro amigos de circo que se reúnem depois de muitos anos para o show de suas vidas. Mas nem tudo é como você imagina... Haverá difuldades e situações que vão surpreendentes toda gente.

TALLARIN COM BANANA – SANTIAGO – CHILE
ESPETÁCULO: DESPROVISTO




 Dois palhaços que vão ao encontro dos achados. As situações de jogo e clownescasacrobáticos ocorrer e crescer ao ritmo de uma fase infinito. Poesia urbana e movimento. Cumplicidade e habilidades de construção espontâneas para criar um mundo comum com o público, fez a passagem de pura emoção, provocação ealguma improvisação.
Noodle Banana e fazer, desfazer e compartilhar sua pequena loucura que não perdesua sanidade. Será um enquanto apenas uma pequena tempo neste mundo gigante defantasmas caminhantes ...



CIA DE ARTES DE RUA VANA VA NDLELENE  – MOÇAMBIQUE – ÁFRICA
ESPETACULO : PERFORMANCE DE ARTES DE RUA


Uma performance de artes de Rua, onde a dança e as artes circenses e de rua se juntam para contar a historia antiga e atual do belo Moçambique através da dança e a projeção de imagens, onde leva o público a viajar um pouco a África, mas precisamente  Moçambique e viajar por uns minutos na nossa historia. Esta é a perfomance sensacional criada pela Vana va ndlelene, como uma saida para o mundo da sua internacionalização com um grande poder expressivo sem barreiras linguisticas e para todas faixas etária.

PATO MOJADO – ROSÁRIO – ARGENTINA – AR
ESPETÁCULO: LA ROCKOLA D PATO MOJADO


Pato Wet Rockola é uma máquina música mágica e humor acontecendo comos aplausos do público. Dois palhaços sem trabalho querem entrar em uma grandeAcademy of Art, vai enfrentar o teste do diretor exigente e seu assistente, dois músicos importantes. Assim, uma ligação crescente entre esses personagens de mundos diferentes, envolvidos em uma série hilariante de rotinas clássicas e próprioscontadas em linguagem clown. Um show de família com a magia de situações de teatro, circo e música de revisão de hoje e nossa cultura. Ele convida o público para transformar La Rockola Pato molhado e montar um show diferente
                                              
  
GRUPO TEATRAL ASLUCIANAS – RIO DE JANEIRO – RJ
                                   ESPETÁCULO: MULHERES       



“MULHERES...” é uma comédia que trata sobre o feminino e os diversos papéis desempenhados por mulheres no mundo. Conta à história das mulheres, sua cultura, sua evolução nas diversas sociedades, suas personalidades, seus mistérios.


CIA DE TEATRO ARTISERVIR –MACEIÓ – AL
ESPETÁCULO: BOCA QUE MUITO FALA



Na montagem “A boca que muito fala”, os ensinamentos bíblicos ganham tons cômicos, onde a fofoca e as maledicências tem o poder de atrair o mal e suas consequências, e onde as lições ganham vida em cena, através do dedicado trabalho dos jovens atores que se dedicam levar a palavra de Deus através da arte.



CIA DE TEATRO THEARTISTAS – MONTANHA – ES
ESPETÁCULO: AMOR DESPEDAÇADO – BASEADO NA OBRA DOM CASMURRO


Amor Despedaçado tem como pano de fundo a obra “Dom Casmurro” do célebre Machado de Assis, que narra a história de Bentinho e Capitu. Os nossos protagonistas que, conhecem o amor a partir de suas brincadeiras de infância, descobrem que não poderão viver este sentimento devido a uma promessa feita pela mãe do Bentinho, mas juntos, decidem lutar com todas as suas forças para que o amor supere todas as barreiras. A história é fascinante e leva o público ao delírio a cada cena, pois as revelações são surpreendentes.

CIA EXPRESSÃO DE ARENA – GAMA – DF
ESPETÁCULO: CUIDADO COM A DONA PICADELA


Cuidado Com Dona Picadela é uma comédia de rua, hilariante e irreverente às doenças sexualmente transmissível, que tem como protagonista a mulher. É uma moça chamada Distraída da Silva, ingênua, tímida, frágil e inexperiente. E que ela está à espera de um homem para se casar e com sonhos em ter filhos. Distraída conhece Picadela Depois Serás Tu (D.S.T), que não sabendo ela, na sua ingenuidade, passa a se apaixonar por ele. Ele que por sua vez a corteja prometendo casamento e filhos, mas que, na verdade ela é apenas mais uma vítima a ser contaminada.

GRUPO TEATRAL “É ISSO, É?!”. JOAÍMA - MG
ESPETÁCULO: O PREGUIÇOSO QUE ENGANOU A MORTE E CASOU COM A JUMENTA

O PREGUIÇOSO QUE ENGANOU A MORTE E CASOU COM A JUMENTA é um espetáculo cômico baseado em cordéis nordestinos e pesquisa popular regional, utiliza uma linguagem de recortes de informações atuais que são inferidas no texto lembrando assim o extinto teatro de revista. Conta a história de Joaquim Simão (André Braz) um roceiro que começa a sua estória se apaixonando por uma bela moça de nome Espedita (Ellen Andrade) e começam a namorar e casam-se algum tempo depois, mas surge a traição da esposa com um vendedor (Carlos Pereira). Joaquim Simão (André Braz) então começa a namorar com sua prima Margarida (Joyce Lisboa) uma rapariga da cidade, mas a vida que Margarida (Joyce Lisboa) levava não sai de seu sangue e logo trai o marido com o melhor amigo o Cirineu (Pessoa do público); Então o coitado do “corno” decide não se envolver com ninguém, mas se apaixona por um Veado (Carlos Pereira), que também o trai com um caminhoneiro (Pessoa do público).

CIA DE ARTES VIRAVOLTA – CUITÉ – PB
ESPETÁCULO: EM NOME DO AMOR



Em 1956 Ariano Suassuna escreve após a comédia “O Auto da Compadecida”, seu primeiro romance “A história do Amor de Fernando e Isaura” versão brasileira do conto trágico europeu “Tristão e Isolda”. No espetáculo da Cia. De Artes Viravolta, escrito e dirigido por Jéfferson Radan, os atores Davi Kennedy, Denys Mitchel e Thalyta Albuquerque vivem a “Grand Companhia de La Triúpe” trigêmeos mambembes de terras incalculavelmente distantes que vivem a contar diferentes causos por suas infinitas andanças.

GRUPO DE TEATRO ARTEIROS DE OLINDA - OLINDA – PE
HERANÇA DE HERANÇA DE NÓS TODOS






O espetáculo A HERANÇA DE NÓS TODOS nos conduz a repensar, através de cenas que relata relações humanas, a maneira de viver de pessoas. No quadro inicial temos BRONCA MÃO DE VACA PORTONHA e seu marido SINGELO, mostra de forma cômica situação nada comum, a mulher que manda e desmanda no marido, com grande dose de humilhação, a qual não para por aí. Atraído pela vaga de emprego oferecida por BRONCA o Senhor TOSCO BURRINADO QUE NADA PENSA DE OLIVEIRA JÚNIOR vai a casa desses dois grandes preconceituosos, que brincam com a sua situação, um afro descendente de idade avançada, que a todo custo tenta arranjar um emprego, mas com BRONCA não tem meio termo, na sua loja não trabalha velho nem afro descendente.


GRUPO TEATRAL BOCA DE CENA – ARACAJU – SE
ESPETÁCULO: ENGODOS E CHUMBREGO


No dicionário Aurélio “Engodo” é definido como: Coisa com que seduz alguém. E no conhecimento
empírico dentre muitas definições, Chumbrego é definido como: traquinagem. Retirado das paginas de cordel, o espetáculo “Engodos e Chumbregos” faz umahomenagem aos 38 anos de carreira, do Grupo IMBUAÇA, que vem ocupando a rua para mostrar a cultura popular com responsabilidade através da traquinagem de atuar seduzindo os mais diversos públicos com arte na rua. Entendemos que a caminhada não tem sido fácil, pois, fazer teatro neste país ainda é algo distante das necessidades humanas. Mas, a caravana segue seu caminho, atropelando os indiferentes e construindo a sua história. E, é com um olhar poético que se debruça esta jovenadulta trupe BOCA DE CENA para contar um pouco da “vida” e da “vida nos palcos” deste grupo sergipano. Tendo como base a história em cordel, dando ação à palavra rimada mesclando as cantigas populares dos anos 50.

MARACATU NAÇÃO TREMEMBÉ – ARACATIAÇU – SOBRAL – CE
ESPETÁCULO: DANÇA

Fundado no ano de 2001, por um grupo de moradores do distrito de Aracatiaçu, município de Sobral, o Maracatu Nação Tremembé, é um grupo que trabalha a cultura afro brasileira e afro descendente. Maracatu é uma dança que retrata a história do povo negro. Negros, pretos-velhos, índios, escravos, escravas e uma bonequinha chamada calunga desfilam em cortejo, por último vem a corte e nos papéis de maior destaque o rei e a rainha negra, desfilando alegria e simbologia ao som de tambores, formando um batuque que envolve aos ouvintes e que muitas vezes sua pulsação se confunde junto a pulsação do coração. Um dos maracatus de destaque do interior do Ceará, o Nação Tremembé é composto por jovens e adolescentes que tem como objetivos sociais preservar males como: prostituição, drogas e marginalidade.

GRUPO UEBA PRODUTOS NOTÁVEIS – CAXIAS DO SUL – RS
ESPETÁCULO: ZÃO E ZORAIDA


Criada a partir do jogo cômico, Zão e Zoraida conta desta dupla que faz a diversão do público se metendo em trapalhadas e confusões para encontrar a Felicidade Eterna. A história começa com o encontro dos dois palhaços que juntos partem para a busca da felicidade eterna. Seguindo o mapa, eles entram na floresta, passam por diversas situações cômicas, são pegos pelo guarda e vão parar na prisão. Eles aprendem a lição e partem em busca do tesouro, até que uma descoberta muda essa história... Os personagens interagem com o público e fazem com que todos participem na busca pela Felicidade Eterna.


CIRCO DO ASFALTO – SANTO ANDRÉ - SP
ESPETÁCULO: SHOW DA PERCHA


Velhos números circenses começam a voltar à praça. É o caso da percha, um mastro sustentado por uma pessoa enquanto a outra sobe até seu topo e ali apresenta sua destreza. A Cia. Circo do Asfalto recupera essa técnica e, com muito humor, dá nova vida ao circo. Para realizá-la, os artistas Douglas Marinho e Fran Marinho criaram os divertidos personagens Palhaça Francisquinha e Malabarista Diou. E executam números de acrobacia, contorção, malabarismo e, claro, dominam a arte da percha como poucos. Os dois se inspiraram em artistas como Gaetan Ribolá, do Circo Nerino, Fernando Sampaio e Domingos Montaguer, do La Mínima. Desde 2007, a dupla vem realizando uma série de espetáculos de rua – o asfalto é o palco que eles escolheram para mostrar sua paixão pelo circo e suas histórias. A companhia viajou o país inteiro com a percha como personagem principal de suas apresentações.

CERVANTES DO BRASIL – ICAPUÍ – CE & BANDO LA TRUPE – NATAL – RN
ESPETÁCULO: TRECOS DE TRECOS ARTE PÚBLICA DE RUA


“Trecos e Trecos” é uma ação de arte pública de rua, composta por um repertório de espetáculos artísticos (trecos), que são apresentados ao longo de um dia de ocupação de um espaço público (praças, ruas, feiras, parques e outros). Entre cada espetáculo apresentado acontece rodas de conversas e debates com temas levantados na hora entre os artistas e espectadores. Mostra de artistas que estejam no espaço, refeições coletivas, mostra de vídeo, exposição de artes visuais e outras ações que por ventura surjam de improviso.

INSTITUTO TEATRAL VIVARTE – ARACATI – CE
ESPETÁCULO: RUIM COM ELA PIOR SEM ELA


É uma comédia que relata a história de uma empregada doméstica que conseguiu mudar o rumo da sua vida através de uma simples ideia.


GRUPO TEATRAL CENAS – ARACATI – CE
ESPETÁCULO: A SOMBRA DO OUTRO


Relata uma historia de uma família camponesa que tem uma filha muito atrapalhada pois adora namorar um camponês vendedor que passa na sua porta, e passa para o seu pai ser uma moça muito calma e pura, por isso engana o seu pai de toda forma.


GRUPO DIAS DE TEATRO – ARACATI – CE
ESPETÁCULO: ARTIMANHAS

Experimentações dos alunos, tendo como objetivo de pesquisa o riso e o fazer rir do cearense. A molecagem e a irreverência de nossa gente estão representadas nas ardilosidades dos heróis do imaginário popular: Canção de Fogo e Pedro Malasartes. Personagens presentes em nossa literatura de cordel. Experimentações dos alunos, tendo como objetivo de pesquisa o riso e o fazer rir do cearense. A molecagem e a irreverência de nossa gente estão representadas nas ardilosidades dos heróis do imaginário popular: Canção de Fogo e Pedro Malasartes. Personagens presentes em nossa literatura de cordel. A farsa fora a linguagem teatral que buscamos para evidenciar outras vertentes do riso crítico e transformador.

GRUPO TEATRAL GÊNESIS – ARACATI – CE
ESPETÁCULO: FÉ DE MAIS, FÉ DE MENOS!


o espetáculo fé de mais, fé de menos nos trás uma temática do drama vivido pelo homem do sertão. o sofrimento pela falta de água e a luta pela sobrevivência, o sertanejo luta até a morte, a morte que vai levando tudo, seus animais, sua plantação, seus lagos, rios, filhos e sua alegria, só restando a fé que apesar de tudo, ainda resiste a tudo deixando o homem de pé.



PALHAÇO CONSULTINHA - FORTALEZA – CE



GRUPO QUIMERAS DE TEATRO – FORTALEZA – CE
ESPETÁCULO: O TEMPO E A LOUCA!


Um louco começa a dialogar com o tempo. E a partir disso ambos desenvolvem um diálogo primoroso sobre a condição humana.  O Tempo e o Louco são na verdade, a realidade e a consciência que se irmanam em busca da coerência da existência. Assuntos como o amor, a solidariedade, o caminho que cada um das pessoas tomam para si estão inseridos como tema principal do espetáculo. O abandono e a causa animal passeiam pelo espetáculo com uma problemática social que deve ser vista sob a ótica  do respeito a Vida e o meio em que estamos. Embora a loucura seja uma recorrente, o espetáculo é muito sóbrio na vertente humana de nossos sonhos e fraquezas. O espetáculo é recheado de metáforas e o ser humano é comparado a uma laranja ou mesmo a um limão e que isto se soluciona de acordo com aquilo que a espécie humana quer ou busca para si. A problemática do tempo e o louco se resumem em si e no outro. O tempo que representa a consciência tenta a todo instante trazer o louco para a realidade se si mesmo. O embate entre ambos é interno e cada um tem seus motivos.


GRUPO TRIOLÉ CULTURAL – LONDRINA – PR
ESPETÁCULO: O MELHOR SHOW DO MUNDO...! NA MINHA OPINIÃO.


O palhaço... na nossa opinião
O Palhaço comumente traz uma estrutura dramatúrgica de “apresentação de números”, muito por conta da herança do palhaço de picadeiro, que parodiava as outras atrações do circo. No espetáculo “O MELHOR SHOW DO MUNDO...na minha opinião” não se foge disso, mas o palhaço pipoqueiro não quer se apresentar, ele apenas entretém possíveis clientes de sua pipoca.
Seu objetivo maior ao estar na pele do artista é de que o tempo passe, os sacos de pipoca esvaziem e a venda possa recomeçar. Como artista, ele é um completo desastre, e é nessa derrota que o público encontra a gargalhada, percebe o objetivo do palhaço e seu imediato fiasco.

CIA DE THEATRO ELEMENTOS – SALVADOR – BA
ESPETÁCULO: SARAU ERRANTE


Dois amigos se reencontram e trocam histórias e peripécias de suas andanças no sertão e na cidade grande, enquanto aparece um palhaço bêbado para dar o ritmo a uma história que nem ele sabe contar. Através da figura dos claws e dos nordestinos, mais um palhaço augusto, uma junção que não poderia ser diferente de uma comédia engraçadíssima. Onde os personagens relembram, brigam, declamam poemas e contam causos e riem de si mesmo pelas situações que viveram e personagens reais e fictícios que conheceram ou criaram para ludibriar um ao outro





REALIZAÇÃO: 



PATROCÍNIO:


APOIO CULTURAL:





GRUPOS RESERVAS:

  1. GRUPO TEATRAL REVOLUCENA – ANGRA DOS REIS – RJ
  2. SÃO PAULO: CIA  PÉ DE CHINELO E CIA CIRKO VOLANTE
  3. CIA CIRANDUÍS – JANDUÍS – COLETIVO FULÔ – TIBAU DO SUL E GRUPO ARRUAÇA - RN
  4. GRUPO TEATRAL ARIANO SUASSUNA – IGARASSU - PE
  5. GRUPO TERUÁ – FORTALEZA – CE
GRUPO CIRCO DO SOLÃO – GOIÂNIA - GO
  1. GRUPO TEATRAL MANJERICÃO – PORTO ALEGRE RS
  2. ROSÁRIO - ARGENTINA
  3. TEATRO&CIDADE – NÚCLEO DE EPSQUISA CÊNICA – BELO HOROZONTE - MG