O maior espetáculo teatral ao ar livre do Ceará no maior espaço cênico do Brasil
Durante a semana santa deste ano, todos os caminhos do Ceará levarão à cidade de Aracati, há 150 Km de Fortaleza, cidade histórica e litorânea onde se realiza há 28 anos consecutivos o tradicional espetáculo teatral ao ar livre da “Paixão de Cristo do Aracati”. Com um elenco de 150 atores e figurantes, a peça será apresentada em frente à Matriz, nos dias 24 e 25 de março, a partir das 20 horas. Em 2016, o espetáculo assumirá ares de superprodução e adotará uma nova concepção cênica, trazendo novos efeitos especiais e uma série de novidades com o objetivo de superar todas as expectativas e atingir um público de 10 mil pessoas por noite.
A Paixão de Cristo do Aracati que já é o maior espetáculo teatral ao ar livre do Ceará, será realizada em 2016 no maior espaço cênico do Brasil. Encenada ao longo de um percurso de 6 quilômetros, a peça conta com dezenas de embarcações que percorrerão o rio Jaguaribe trazendo a caravana sagrada, enquanto carruagens de época e a cavalaria romana seguirão pelas ruas do patrimônio histórico com luzes apagadas e tochas acesas; todo esse cortejo, acompanhado de milhares de espectadores que se transformam em figurantes involuntários do espetáculo, se dirige ao largo da Matriz onde acontecem as cenas mais emocionantes da peça: o lava-pés, a santa ceia, os milagres, a prisão, morte, ressurreição e ascensão de Jesus Cristo.
A iniciativa de promover um espetáculo da Paixão de Cristo durante a semana santa surgiu pela primeira vez em Aracati em 1989, a partir de uma ideia do professor Tinoco Luna. O sucesso de público foi tão grande que motivou o surgimento, anos depois, de vários outros espetáculos similares nesse mesmo período, os quais atualmente também se realizam tanto na cidade, bem como em praias, na região ribeirinha do Jaguaribe, além de outras comunidades rurais.
O Instituto Aracupira de Cultura Brasileira (IACB) tomou a iniciativa de realizar o Espetáculo Teatral “A PAIXÃO DE CRISTO DO ARACATI 2016 – 28 DE PAIXÃO” porque acha de grande importância e relevante simbolismo, dar sequência a um evento cultural que, sem fins lucrativos, já mobilizou milhares de pessoas em 28 anos de apresentações consecutivas e se tornou o segundo maior espetáculo teatral ao ar livre do Brasil, só ficando atrás de Nova Jerusalém em Pernambuco.
O objetivo do evento é contribuir para o fortalecimento das artes cênicas no nordeste brasileiro, especialmente no estado do Ceará, realizando um espetáculo popular e ao ar livre que permite o acesso de grandes plateias ao teatro, incrementando assim o gosto pelas artes no seio da população e criando oportunidades para o surgimento de novos atores/atrizes, artistas e profissionais cênicos, espectadores e amantes da cultura de um modo geral.
Também são finalidades do espetáculo defender e divulgar o patrimônio histórico nacional de Aracati, utilizando como cenários as ruas e casarões tombadas pelo IPHAN; Promover a consciência ecológica para a preservação e defesa dos Manguezais e outros ecossistemas do Rio Jaguaribe; Fomentar o turismo cultural, histórico, religioso e ecológico, proporcionando uma atividade educativa para cerca de 150 jovens que são mobilizados nas oficinas, ensaios e montagens do espetáculo. Certamente um trabalho que, além de sua importância educativa e cultural, também funciona como uma oportunidade para a inclusão social e o exercício da cidadania.
Ao promover o turismo, o tradicional espetáculo da Paixão de Cristo do Aracati, dinamiza as atividades de hotelaria, transportes e gastronomia durante a semana santa nesta cidade, gera emprego, renda, aquece a economia e melhora a vida das pessoas que tiram seu sustento dessas atividades.
A Paixão de Cristo do Aracati realizada no largo da Matriz é um projeto que foi selecionado no XII EDITAL CEARÁ DA PAIXÃO 2016e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Aracati através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, do Diário do Nordeste, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e o do Colégio Municipal de Aracati. A organização do evento está a critério de Teobaldo Silva na Coordenação geral, Xico Izidório na direção teatral e do professor Tinoco Luna na produção cultural.
Teobaldo Silva
Coordenador Geral/Executivo da Paixão de Cristo do Aracati
contatos: / 88 9-9211 2000
REALIZAÇÃO:
PATROCÍNIO:
ESTE PROJETO É APOIADO PELA LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURAL "LEI 13.811 DE 16 DE AGOSTO DE 2006".