sábado, 24 de julho de 2010
DIÁRIO DO NORDESTE DÁ DESTAQUE AO VI FESTMAR: Abaixo matéria publicada neste dia 24/07/20010
LITORAL LESTE
VI Festival de Teatro de Rua termina neste sábado
Os monumentos e ruas que são patrimônio histórico nacional de Aracati são palco do Festival de Teatro de Rua
Aracati. No chão da rua se manifesta o cotidiano e a expressão artística mais essencialmente popular. O VI Festival de Teatro de Rua de Aracati, na região do Vale do Jaguaribe, teve início na última quarta-feira e segue até hoje, com 12 grupos teatrais de várias regiões do Estado. O evento é manifestação de resistência de grupos teatrais que levam essa arte para o público que não tem tempo nem, principalmente, oportunidade.
As ruas e monumentos que são patrimônio histórico nacional de Aracati são palco do Festival de Teatro de Rua do Movimento de Agitação e Resistência da Cultura Popular (Festmar). O evento é promovido pelo Ponto de Cultura de Aracati, dentro das atividades do Projeto Aracupira Teatro e Cidadania. Nesta sexta edição é feita homenagem aos 25 anos de atividades ininterruptas do Grupo Teatral Frente Jovem, de Aracati. Quem conhece a dificuldade de fazer teatro no Interior, pela carência de apoio e valorização da cena artística como instrumento cultura e de educação, entende o valor dado a uma comemoração de mais de duas décadas de trabalho de um grupo que já realizou diversas apresentações e pelo qual já passaram centenas de jovens.
O Festmar conta com a participação de 12 grupos teatrais e cerca de 150 atores e atrizes de várias regiões do Estado do Ceará. O festival é financiado pela Lei Rouanet, com patrocínio do Banco do Nordeste e da Ceará Diesel, com apoio cultural da Canoa FM e da Secretaria do Turismo de Aracati.
A primeira edição do Festival aconteceu em 1999 "e surgiu com a proposta de se transformar numa trincheira de lutas para a resistência da cultura popular, devido à falta de apoio para este setor", afirma o coordenador do evento, Teobaldo Silva. "O festival tem como finalidade levar o teatro até as massas que normalmente não têm acesso a esse bem cultural, a partir da ideia de utilizar as artes cênicas como instrumento de construção da cidadania".
Resistência
É um movimento de resistência ao arrefecimento do teatro amador em Aracati e em outros interiores. Juntamente com a dança e o esporte, o teatro é uma das atividades cultural-educativas mais frequentes em escolas e projetos sociais, porém, é em grupos específicos que há o aperfeiçoamento, em que se encontram jovens com vontade de seguir na carreira de atores, mas que esbarram no imediatismo das dificuldades sociais e tão logo abandonam os sonhos - os que resistem comemoram a sua própria existência - caso do grupo Frente Jovem, de Aracati.
Em sua sexta edição, o Festival de Teatro de Rua está reunindo grupos do Crato, Boa Viagem, Cascavel, Icapuí, Crateús, Fortim e Aracati. A programação de ontem começou às 19 horas na Praça Campo da Espinha, no Centro de Aracati;hoje será o último dia e os espetáculos culturais de rua acontecem em frente à Igreja Matriz, também às 19 horas. Haverá premiação para as melhores apresentações.
MAIS INFORMAÇÕES
Festival de Teatro de Rua
Município de Aracati
Teobaldo Silva
(88) 9964.8648
Melquíades Júnior
Colaborador
O evento reúne grupos e artistas de diversas regiões do Estado do Ceará, para promover a cultura
DIVULGAÇÃO
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=819340
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário