terça-feira, 1 de novembro de 2011

Sistema Municipal de Cultura



Gestores do Ceará serão orientados pelo MinC para o trabalho de implementação do SMC
Nesta semana, no período de 3 a 5 de novembro, cerca de 100 técnicos e gestores municipais do Ceará estarão reunidos no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, para participar do minicurso Criação e Implementação do Sistema Municipal de Cultura (SMC). A capacitação, que tem por objetivo orientar os municípios na estruturação dos seus Sistemas de Cultura, é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), por intermédio da Secretaria de Articulação Institucional (SAI) e da Representação Regional Nordeste (RRNE).
O curso é direcionado a profissionais envolvidos e comprometidos com a ação cultural da cidade e com habilidades técnicas para multiplicar o conhecimento. Será ministrado pelo coordenador geral de Estratégia e Gestão das Ações da SAI/MinC, Marcelo Velloso, e pelo assessor da Representação Regional Nordeste do MinC, Jorge Garcia.
A abertura do evento será às 9h, nesta quinta-feira (3), ocasião em que falará o secretário da Cultura do Ceará, Francisco José Pinheiro. Pela manhã, haverá palestra sobre o Sistema Nacional de Cultura (SNC) e às 14h terá início o painel com foco no SMC. Ainda na quinta-feira, serão apresentadas as formas de financiamento público federal na área da cultura, por meio da Lei Rouanet, incluindo um dos mecanismos de apoio à cultura, que é o Fundo Nacional de Cultura (FNC).  Para encerrar o primeiro dia de atividades, haverá apresentações culturais dos municípios participantes do curso.
No dia 4 (sexta-feira), as atividades serão iniciadas com uma palestra sobre os componentes do Sistema Municipal de Cultura e à tarde os participantes integrarão Grupos de Trabalho, onde poderão simular e debater como se dará a implementação dos Sistemas Municipais.
No sábado (5), último dia das atividades, acontecerá a exposição dos trabalhos elaborados durante o processo e debate sobre as questões levantadas.

(Texto: Maria Júlia Vieira, Ascom RRNE/MinC)


Nenhum comentário:

Postar um comentário